terça-feira, 2 de abril de 2013

Angola desnutrida


Num seminário promovido pelo Ministério da Agricultura e realizado hoje, em Luanda, foi apresentado o tema “Benefícios Económicos, Sociais e Ambientais das Hortas familiares em Angola” visando estudar e reduzir a pobreza e desnutrição em Angola.
César Muralanda, consultor internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para a alimentação e Agricultura, abordou a temática afirmando que “há muita população em condição de pobreza, não somente pela pobreza, mas também pela qualidade deficiente de alimentação”.
Segundo o especialista em Hortas familiares este problema não só é económico como social, e é de extrema importância promover uma boa educação nutricional e alimentar no país.
Também a falta de dados estatísticos no que se refere ao consumo de frutas e hortaliças em Angola foi um ponto abordado e de urgente resolução, uma vez que sem o conhecimento destes dados é impossível calcular ate que ponto o projecto “Hortas Familiares” em Angola está a atingir os seus objectivos.
Hospedado em Luanda há três semanas, César calcula, pelo que já pôde constatar, que o consumo de frutas e Hortaliças no país, estará na ordem dos 50kg por pessoa por ano quando o ideal seria cerca de 142kg.
Certo é que o nível de Angola, no que se refere á desnutrição e má alimentação, não está tão baixo como o Haiti ou Nicarágua, mas não está á altura de países de desenvolvimento médio como são a Argentina ou Chile e tão pouco se compara aos países Europeus. 

Ana Rita Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário