quinta-feira, 4 de abril de 2013

Morte Silenciosa


A maioria dos angolanos que sofre de Hipertensão Arterial desconhece que é portador da doença, por esta se comportar de forma silenciosa no organismo, contribuindo assim para o aumento de mortes prematuras por acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo Artur Neto especialista em medicina interna, enquanto falava à Angop, revelou que a Hipertensão tem vindo a aumentar no país, especialmente em Luanda, devido a vários fatores de risco, como o sedentarismo, maus hábitos alimentares, stress, uso em excesso de álcool e obesidade.
O especialista indicou como formas de prevenção da doença o exercício regular de exercício físico, o controlo frequente da pressão arterial e evitar consumir em excesso o café, álcool e o sal.
 “Queremos fazer dos hospitais, centros e postos de saúde, locais de combate à hipertensão, para que à população de Luanda tenha uma vida saudável, e consequentemente se diminua o índice de doenças crónicas, pois estaremos a diminuir a taxa de mortalidade e a aumentar a esperança de vida da população, contribuindo assim para o desenvolvimento económico da província de e do país em geral”, concluiu.

Cláudia  Rosado

Sem comentários:

Enviar um comentário