As autoridades confirmam já 4 mortos e 10 feridos,durante a madrugada de quinta-feira, resultantes destes confrontos em Muxungué, distrito de Chibabava.
A população local encontra-se assustada e receosa.
Segundo os jornais de Moçambique, as Forças de Intervenção Rápida (FIR) terão realizado operações de detenção a antigos membros guerrilheiros da Renamo que se encontravam em "manobras militares", e terão invadindo a sua sede na província de Muxungué a norte do rio Save. Em resposta, a Renamo surpreende o quartel-general na madrugada de quinta-feira, com o objetivo de libertar 15 detidos.
De acordo com declarações policiais, as negociações com os guerrilheiros da Renamo esgotaram-se, tendo estes de intervir no sentido de repor a ordem. Por sua vez, a Renamo diz estar farta de perseguições por parte da Frelimo: "Perante a guerra que nos é movida pela Frelimo e o seu governo, a Renamo pela primeira vez vai reagir. Queremos comunicar ao povo moçambicano e a comunidade internacional que a Renamo, está cansada de perseguições, humilhações, repressão, ditadura e da escravatura," disse, Ossufo Momade, porta-voz da Renamo, em declarações à imprensa.
Com isto, a Renamo promete perseguir todos os que têm atacado o movimento.
Cláudia Matos
Sem comentários:
Enviar um comentário