sexta-feira, 5 de abril de 2013

Economia: Resumo da semana


Taxas dos produtos de origem animal e vegetal atualizadas
O Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), de Cabo-Verde, alega que, passados sete anos, a atualização da tabela que fixa os bens, produtos e taxas era necessária, dado que não abarcava produtos que também deveriam ser inspecionados.
As taxas dos produtos de origem animal e vegetal recaem, tal como o nome indica, sobre os produtos de origem animal, vegetal, bem como os de pesca, sendo estes produtos importados ou preparados para a exportação.
Estas visam remunerar os custos provenientes da inspeção zoosanitária, fitossanitária e a emissão do respetivo certificado, de modo a que seja garantida a sua segurança a nível nacional, para além da sua qualidade.  

Aplicativo permite declarar imposto através de Smartphones
Esta semana, a Receita Federal lançou um aplicativo, denominado m-IRPF, para Smartphones e Tablets. Este permite que os contribuintes brasileiros possam declarar o Imposto de Renda Pessoal Física (IRPF), por meio destes equipamentos.
No entanto, a primeira versão deste aplicativo conta com algumas limitações. Por exemplo, os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física ou que obtiveram ganhos com ações, não podem declarar o IRPF.  Do mesmo modo, não é possível encontrar dados relativos à declaração do ano anterior ou fazer a impressão do comprovativo de entrega.
Dadas estas limitações, a expectativa para o número de pessoas, aptas a acertar contas com o Fisco através dos gadgets, ronda 5 milhões de contribuintes.


Bancos americanos interessam-se por Angola
Segundo o diretor executivo da Câmara do Comércio de Angola/ Estados unidos, Pedro Godinho, anunciou o interesse que dois bancos norte-americanos têm em operar no mercado angolano.
“Para operarem no mercado angolano, o adequado é serem bancos de investimento e não de poupança”- salienta Pedro Godinho.
O executivo angolano já declarou que aceita a entrada dos bancos, em questão, no país. O processo aguarda agora a sua conclusão.


Aumento do IDE em Moçambique
A divida pública moçambicana está sujeita à avaliação de um grande número de agências de notação de risco, este facto faz com que o país conheça um aumento do Investimento Direto Estrangeiro.
Fitch Ratings, agência de notação de risco, afirma: “ Além da África do Sul e da Nigéria (principais destinatários do IDE), novos países produtores de matéria-prima ganharam importância, como é o caso de Angola, Moçambique, Uganda e Zãmbia”.
Moçambique foi o segundo maior destinatário de IDE, sendo o primeiro a África do Sul, estes fluxos de investimentos, contribuíram para uma subida do Produto Interno Bruto (PIB) em cerca de 2%.


Timor- Leste reúne potenciais investidores
O executivo de Tmor- Leste organizou uma conferência, em Díli, como o apoio da Corporação Financeira Internacional, para encontrar parceiros dispostos a investir na construção dos novos porto e aeroporto do país.
Participaram na conferência cerca de cem pessoas, sendo que vinte destas investidores nacionais e internacionais.
A construção destas infraestruturas foi indicada com prioritária, no Plano Estratégico de Desenvolvimento do país em questão, para o período compreendido entre 2011 e 2030.

Pedro Emídio                          

Sem comentários:

Enviar um comentário