sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sport Moçâmedes e Benfica - Basquetebol feminino do Namibe



Na década de 40, dizia-se que as mulheres nasciam para ser mães e que o desporto poderia impedir isso, prejudicando o papel da mulher e para os fundamentalistas o desporto feminino não passava de um exibicionismo assim como um risco para a pureza e para as qualidades das mulheres. 

Foi nos finais da década de 40 que o pós-guerra mudou as mentalidades das pessoas, os seus costumes, hábitos, etc. Em Moçâmedes que hoje em dia é o Namibe na Angola, a mentalidade mudou principalmente na área do desporto.

O Sport Moçâmedes e Benfica foram o primeiro a criar uma modalidade de basquetebol feminino para que duas equipas pudessem jogar uma contra a outra, uma utilizava camisolas vermelhas e a outra branca, os cações eram até ao joelho o que dava um ar mais decente às mulheres. 

No entanto, eram poucas as raparigas que permaneciam, a adolescência fez com que outras coisas fossem prioritárias, os anos foram passando e as mentalidades continuavam a mudar, nos anos 50 outros clubes apareceram e o basquetebol começou a ser mais praticado com muito mais entusiasmo e energia.

A década de ouro do basquetebol feminino começou mais tarde quando apareceu a ginástica feminina que começou a ganhar cada vez mais adesão. 

Mariana Fernandes

1 comentário:

  1. Desculpe, não sei se se inspirou no blog Gente do Meu tempo ou no Memorias Desportivas. Vivi essa época e década de 1950, sobretudo a partir de 1954 , que foi explosiva em Moçãmedes. Em todas as modalidade havia gente entusiasmada como jamais se vira antes, e as raparigas da terra entregavam-se com fervor ao basquetebol, com torneios distritais, inter cidades, etc etc Portt não começou mais tarde a época de ouro do basquetebol feminino. Se houve alguns condicionalismos preconceituosos foi nos últimos anos da década de 1940 até 1954. A partir daí as mentalidades com relação à mulher tinham mudado completamente. Lembro-me que as meninas que frequentavam o Colégio das Madres nessa altura não aderiram ao basquetebol feminino mas ao ballet e dança ritmica,

    ResponderEliminar