sexta-feira, 5 de abril de 2013

Revista da semana

 


Guiné - Bubo Na Tchuto detido por EUA

Bubo Na Tchuto, ex-chefe da armada guineense, foi ontem detido em Cabo-verde por brigada Americana de combate ao narcotráfico. Juntamente com outros quatro cidadãos guineenses, foi levado para os Estados Unidos. Bubo era procurado por envolvimento em tráfico internacional de drogas, grande parte cocaína vinda da América do Sul.



Rumores deixam Guiné-Bissau sob tensão

A noite de 3 de Abril foi passada de forma inquieta pelos guineenses, devido aos rumores sobre militares que se teriam apoderado de algumas instituições públicas.
O Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, António Indjai, veio desmentir que os militares tenham realizado alguma manobra extraordinária e acrescenta que as informações visam somente aprofundar a instabilidade e desacreditar o país.
António Indjai afirmou que as fontes já foram identificadas e serão responsabilizadas. 
O Governo de Transição da Guiné-Bissau pediu esta quinta-feira ao Ministério Público que detenha os autores dos “boatos".

Angola - PR inaugura Bandeira Monumento



José Eduardo dos Santos, Presidente da República, inaugurou ontem em frente ao Museu Nacional de Historia Militar, ex-fortaleza de S. Miguel, uma Bandeira Monumento que homenageia os heróis da pátria e todos os que se empenharam na conquista da Independência Nacional, da Paz e do desenvolvimento de Angola.
 O acontecimento deu-se por volta das 11 horas e 11 minutos representando o dia e o mês da proclamação da Independência Nacional (1975), a 11 de Novembro.

Moçambique - Confrontos em Muxungue 

Na sequência da notícia publicada no dia de ontem pela LusONDA, damos conta que,
segundo declarações do governo distrital de Chibabava à RDP áfrica, 5 mortos resultaram destes confrontos, quatro polícias e um membro da Renamo. As ameaças por parte dos ex-combatentes continuam e a população encontra-se aterrorizada. Comércio e escolas em Muxungue encontram-se encerrados.



S. Tomé e Princípe - Eleições Adiadas?

O presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) de São Tomé e Príncipe, Victor Correia, considerou as condições técnicas, criadas para a realização das eleições autárquicas e regionais, insuficientes para garantir a “disputa” na data prevista. 
As autárquicas na ilha de São Tomé e regionais na ilha do Príncipe, deveriam ser realizadas no próximo mês de Junho, mas os problemas com a base de dados da Comissão Eleitoral estão a comprometer o ato de eleição.

  "Não vamos poder fazer essas eleições na data prevista, porque nós já perdemos os três primeiros meses concedidos pela lei para a atualização 
do recenseamento com a correção dessas anomalias
", disse Victor Correia.


Cláudia Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário