segunda-feira, 1 de abril de 2013

Foco em: Moçambique, o país renascido das cinzas:


Moçambique, com o Produto Interno Bruto actualmente em 7,5%, tem vindo a desenvolver-se. A actividade industrial entrou num processo de crescimento e parece não querer estagnar. No último ano, a indústria extractiva foi a que mais sentiu esse crescimento, em detrimento da produção agrária, que teve um fraco crescimento devido a diversos tipos de pragas na palma de óleo e na castanha de caju. Com isto torna-se cada vez mais evidente que o país africano tem vindo a conquistar o seu lugar na economia e que tão cedo não o quer deixar.
Mas se hoje Moçambique está no bom caminho, é porque então conseguiu vencer a luta que travou com a crise em tempos anteriores.  Após a independência conquistada em 1975, a economia moçambicana entrou em retrocesso, a qual foi sempre piorando com o aparecimento da guerra civil. Mais tarde, entre 1982 e 1985, o país africano teve um PIB negativo, de cerca de -5,9%. Com estes resultados, é necessária uma mudança: o governo de Moçambique decide mudar as suas políticas, para ver se a situação económica ganha outro rumo. Assim sendo, em 1984, é confirmada a adesão ao Fundo Monetário Internacional (FMI), ao Banco Mundial e à Convenção de Lomé. No ano seguinte, a cultura obrigatória do algodão é novamente imposta, sendo que, dois anos depois, em 1987, é criado o Programa de Reabilitação Económica, apoiado pelo Banco Mundial e FMI.
Ainda no mesmo ano, consegue-se recuperar a esperança perdida e a pobreza começa a diminuir, o PIB sobe para 4,6% e a economia moçambicana começa a recuperar as forças. A produção agrícola e industrial iniciam o seu processo de crescimento, contrariando os tempos infrutíferos do passado.
Hoje, o país africano é um país em constante desenvolvimento, sendo um dos marcos mais importantes o crescimento e o desenvolvimento de estradas. A construção da Ponte Armando Emílio Guabuza, em homenagem ao presidente moçambicano, foi talvez o ponto mais alto desse desenvolvimento. Mas, apesar do renascimento, Moçambique ainda possui uma indústria pouco desenvolvida, mas nada que a exportação de tabaco e bebidas, ou até mesmo os recursos naturais de que o país é proprietário consigam recuperar.

Rute Fidalgo

Sem comentários:

Enviar um comentário