quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Boticário- A beleza que nos fica bem


A Setembro de 1986, O Boticário abre a sua primeira loja em Portugal, mais especificamente no Centro Comercial das Amoreiras, tendo sido pioneiro nas lojas exclusivas de perfumaria e cosmética, e tendo-se tornado numa marca muito conhecida do público português. Mas foi 9 anos antes que a marca surgiu.
O Boticário é antiga designação de farmacêutico, e foi o nome adotado pelo seu fundador Miguel Krigsner, na criação da sua farmácia de manipulação, que surgiu no dia 22 de Março de 1977 no centro da cidade brasileira de Curitiba. A ideia ergueu-se depois de um curso em que Krigsner participou em Porto Alegre, e onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, possibilitando que o paciente tivesse uma opção de tratamento personalizada, principalmente no que diz respeito à área da Dermatologia. Tornou-se mais do que uma farmácia, tornou-se num local atrativo onde as pessoas se sentiam bem, em vez dos típicos balcões de farmácia, a loja tinha sofá, revistas e café, enquanto os pacientes podiam aguardar a preparação da sua receita; em vez dos habituais ajudantes de farmácia, estariam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, que transmitiriam assim uma imagem de confiança.
Num espaço de tempo reduzido, as pessoas passaram a ir até à farmácia à procura de produtos que já se tornavam sinónimos de qualidade. Foi a partir deste conceito que Krigsner partiu, posteriormente, para a produção de produtos com a marca O Boticário. Os primeiros produtos a serem comercializados foram: um creme hidratante, um champô e um banho de espuma à base de algas marinhas – sendo a primeira colónia da marca, e até hoje conhecida, a Acqua Fresca.
No ano de 1979, já com vários produtos da marca no mercado e com o atendimento personalizado que o destacava da concorrência, abre a primeira loja exclusiva da marca no aeroporto de Curitiba e rapidamente se torna numa especialidade de perfumaria e cosmética desejada por todos os outros Estados do Brasil.
Passados alguns anos, a pequena farmácia de outrora dá lugar à maior rede de perfumaria e cosmética do mundo com 3000 lojas no Brasil e cerca de 600 pontos de venda noutros países.
O Boticário distingue-se como sendo uma marca que acredita na Beleza e se demarca pela sua atitude. A marca admite que quando as pessoas se sentem mais bonitas, tudo à sua volta fica mais belo. O conceito não se baseia apenas nos produtos que venda, mas começa principalmente no atendimento conselheiro e especialista, que se apoia na formação constante dos seus colaboradores, e numa linha de produtos com qualidade, inovação tecnológica, preço acessível e fragrâncias e texturas irresistíveis.
N’O Boticário os clientes podem encontrar os seguintes serviços: perfumaria, cuidados de rosto, cuidados de corpo, conceito SPA em casa, uma linha de homem, cuidados infanto-juvenis e maquilhagem, isto é, uma linha de produtos muito completa que pretende ir de encontro aos desejos e sonhos dos seus clientes.
O Boticário é um empresa que defende a preservação da flora e da fauna do Brasil, e por isso mesmo não realiza testes em animais. Uma vez que integra a sustentabilidade na sua estratégia de negocio, a empresa aboliu essa modalidade de testes no ano de 2000, desde então a empresa apoia a extinção dessa atividade e adota as melhores práticas no que diz respeito ao desenvolvimento dos seus produtos.
Recentemente, no ano de 2011, O Boticário lança o novo logótipo (que permanece até ao dia de hoje) o slogan: Acredite na beleza, é substituído por: A vida é bonita, mas pode ser linda.
Só no Brasil a empresa conta com 3550 lojas, e cinquenta em Portugal.


Joana Silva

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