A Setembro de 1986, O Boticário abre a sua
primeira loja em Portugal, mais especificamente no Centro Comercial das
Amoreiras, tendo sido pioneiro nas lojas exclusivas de perfumaria e cosmética,
e tendo-se tornado numa marca muito conhecida do público português. Mas foi 9 anos antes que a marca
surgiu.
O Boticário é antiga designação de
farmacêutico, e foi o nome adotado pelo seu fundador Miguel Krigsner, na
criação da sua farmácia de manipulação, que surgiu no dia 22 de Março de 1977
no centro da cidade brasileira de Curitiba. A ideia ergueu-se depois de um
curso em que Krigsner participou em Porto Alegre, e onde a manipulação
artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, possibilitando que o
paciente tivesse uma opção de tratamento personalizada, principalmente no que
diz respeito à área da Dermatologia. Tornou-se mais do que uma farmácia,
tornou-se num local atrativo onde as pessoas se sentiam bem, em vez dos típicos
balcões de farmácia, a loja tinha sofá, revistas e café, enquanto os pacientes
podiam aguardar a preparação da sua receita; em vez dos habituais ajudantes de
farmácia, estariam ao balcão os próprios farmacêuticos e proprietários, que
transmitiriam assim uma imagem de confiança.
Num espaço de tempo reduzido, as
pessoas passaram a ir até à farmácia à procura de produtos que já se tornavam
sinónimos de qualidade. Foi a partir deste conceito que Krigsner partiu,
posteriormente, para a produção de produtos com a marca O Boticário. Os
primeiros produtos a serem comercializados foram: um creme hidratante, um
champô e um banho de espuma à base de algas marinhas – sendo a primeira colónia
da marca, e até hoje conhecida, a Acqua
Fresca.
No ano de 1979, já com vários
produtos da marca no mercado e com o atendimento personalizado que o destacava
da concorrência, abre a primeira loja exclusiva da marca no aeroporto de
Curitiba e rapidamente se torna numa especialidade de perfumaria e cosmética
desejada por todos os outros Estados do Brasil.
Passados alguns anos, a pequena
farmácia de outrora dá lugar à maior rede de perfumaria e cosmética do mundo
com 3000 lojas no Brasil e cerca de 600 pontos de venda noutros países.
O Boticário distingue-se como
sendo uma marca que acredita na Beleza e se demarca pela sua atitude. A marca
admite que quando as pessoas se sentem mais bonitas, tudo à sua volta fica mais
belo. O conceito não se baseia apenas nos produtos que venda, mas começa
principalmente no atendimento conselheiro e especialista, que se apoia na
formação constante dos seus colaboradores, e numa linha de produtos com
qualidade, inovação tecnológica, preço acessível e fragrâncias e texturas
irresistíveis.
N’O Boticário os clientes podem
encontrar os seguintes serviços: perfumaria, cuidados de rosto, cuidados de corpo,
conceito SPA em casa, uma linha de homem, cuidados infanto-juvenis e
maquilhagem, isto é, uma linha de produtos muito completa que pretende ir de
encontro aos desejos e sonhos dos seus clientes.
O Boticário é um empresa que defende a
preservação da flora e da fauna do Brasil, e por isso mesmo não realiza testes
em animais. Uma vez que integra a sustentabilidade na sua estratégia de
negocio, a empresa aboliu essa modalidade de testes no ano de 2000, desde então
a empresa apoia a extinção dessa atividade e adota as melhores práticas no que
diz respeito ao desenvolvimento dos seus produtos.
Recentemente, no ano de 2011, O
Boticário lança o novo logótipo (que permanece até ao dia de hoje) o slogan: Acredite na beleza, é substituído por: A vida é bonita, mas pode ser linda.
Só no Brasil a empresa conta com
3550 lojas, e cinquenta em Portugal.
Joana Silva
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