Em Portugal, este desporto era praticamente desconhecido. Quem o praticava , tinha experimentado no estrangeiro ou por conhecimentos alheios e trouxe esta vertente para o país. Desconhece-se o desenvolvimento da modalidade desde que esta existe no país, pois os registos desta são escassos e os praticantes eram não-federados.
Em 2005 tudo muda em Portugal e na modalidade.
O canal privado TVI lançou a sua terceira série "Morangos com Açucar - Geração Rebelde" , em que alguns dos seus protagonistas praticavam este desporto. Com o grande protagonismo que a série televisiva tinha sobre os jovens portugueses, o "Downhill" ganhou visibilidade e adeptos em Portugal. O "Downhill" no país passou do desconhecido para o conhecido.
Com o avançar da série, o número de participantes ia aumentando. Na altura, em várias provas, o número de participantes ultrapassava os 500 atletas. Desde então, a Federação Portuguesa de Ciclismo interveio na modalidade, fazendo com que os participantes se inscrevessem como atletas federados e a organizar as principais provas. A Federação recebeu como maior patrocínio das principais provas a rede de telecomunicações "Vodafone".
Passados oito anos, as provas recebem não recebem mais que 200 participantes. Quem continua a praticar "downhill" são os atletas que têm talento e patrocínios, pois este tipo de desporto é exigente a nível financeiro devido ao equipamento que se deve utilizar e de manutenção.
Com o grande "boom" ocorrido , com a ajuda do canal privado , não foi só o número de participantes que aumentou mas também "nasceram" assim os grandes talentos nacionais. É o caso de Emanuel Pombo. Emanuel é considerado o melhor português da modalidade, tendo já representado Portugal no Circuito Mundial. Como seu adversário tem Francisco Pardal em todas as competições. Francisco está no 69º posto a nível mundial, segundo o "ranking" da UCI , à frente de Emanuel(94º posto).
O Gouveia International Downhill, é o maior evento organizado em Portugal. Também se disputa a Taça de Portugal.
Os principais sítios para a prática da modalidade são no Turcifal, Sintra, Óbidos, São Brás de Alportel , Lousã, Góis e muitos mais. Todos estes são incluídos nas competições nacionais.

Nos próximos dias 13 e 14 de Abril de 2013, Porto de Mós irá receber a Taça de Portugal.
Eduardo Carmo
Sem comentários:
Enviar um comentário