terça-feira, 2 de abril de 2013

O estranho Caso do "Downhill" em Portugal

A modalidade da vertente do ciclismo designada por "Downhill" teve a sua origem no país, em Porto de Mós(Leiria). O próprio nome designa o tipo de desporto que é, traduzido para português, descer o monte. É uma nova modalidade dentro do "Mountain Bike" e que consiste em descer o mais rápido possível um dado percurso. Geralmente, os percursos são quase proezas da Natureza, os cenários utilizados para esta pratica são sempre montes, montanhas ou planícies.

Em Portugal, este desporto era praticamente desconhecido. Quem o praticava , tinha experimentado no estrangeiro ou por conhecimentos alheios e trouxe esta vertente para o país. Desconhece-se o desenvolvimento da modalidade desde que esta existe no país, pois os registos desta são escassos e os praticantes eram não-federados.

Em 2005 tudo muda em Portugal e na modalidade.

O canal privado TVI lançou a sua terceira série "Morangos com Açucar - Geração Rebelde" , em que alguns dos seus protagonistas praticavam este desporto. Com o grande protagonismo que a série televisiva tinha sobre os jovens portugueses, o "Downhill" ganhou visibilidade e adeptos em Portugal. O "Downhill" no país passou do desconhecido para o conhecido.

Com o avançar da série, o número de participantes ia aumentando. Na altura, em várias provas, o número de participantes ultrapassava os 500 atletas. Desde então, a Federação Portuguesa de Ciclismo interveio na modalidade, fazendo com que os participantes se inscrevessem como atletas federados e a organizar as principais provas. A Federação recebeu como maior patrocínio das principais provas a rede de telecomunicações "Vodafone".

Passados oito anos, as provas recebem não recebem mais que 200 participantes. Quem continua a praticar "downhill" são os atletas que têm talento e patrocínios, pois este tipo de desporto é exigente a nível financeiro devido ao equipamento que se deve utilizar e de manutenção.

Com o grande "boom" ocorrido , com a ajuda do canal privado , não foi só o número de participantes que aumentou mas também "nasceram" assim os grandes talentos nacionais. É o caso de Emanuel Pombo. Emanuel é considerado o melhor português da modalidade, tendo já representado Portugal no Circuito Mundial. Como seu adversário tem Francisco Pardal em todas as competições. Francisco está no 69º posto a nível mundial, segundo o "ranking" da UCI , à frente de Emanuel(94º posto).

O Gouveia International Downhill, é o maior evento organizado em Portugal. Também se disputa a Taça de Portugal. 

Os principais sítios para a prática da modalidade são no Turcifal, Sintra, Óbidos, São Brás de Alportel , Lousã, Góis e muitos mais. Todos estes são incluídos nas competições nacionais.




















Nos próximos dias 13 e 14 de Abril de 2013, Porto de Mós irá receber a Taça de Portugal.


Eduardo Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário