terça-feira, 2 de abril de 2013

Paulo Coelho, um nome relevante

Conhecido por todo o mundo, Paulo Coelho é um autor brasileiro, cujo trabalho já foi traduzido em cerca de 73 línguas.
Para além de autor, também foi jornalista, compositor, encenador e dramaturgo, embora a sua passagem pelo teatro não tivesse sido a melhor. Como jornalista, publicou em revistas como "A Pomba" e também "2001", isto no ano de 1972 quando conheceu Raul Seixas (na altura executivo da CBS).
A sua paixão pela escrita manifestou-se desde novo, quando começou a ter aulas no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, onde participava em concursos de poesia e também em cursos de teatro. Atualmente, para além de ser um dos melhores autores, compõe ainda músicas para artistas como Elis Regina e Rita Lee.
Os seus primeiros livros publicados foram "Arquivos do Inferno" em 1982 e "O Manual Prático do Vampirismo" em 1985, que não fizeram sucesso devido à sua má qualidade. "O Alquimista", publicado no ano seguinte, começou por se vender lentamente mas, mais tarde, transformou-se num dos livros mais importantes e mais vendidos de sempre. Atingiu o primeiro lugar em vários países e as suas vendas conseguem superar Jorge Amado.
Paulo Coelho tem também uma grande paixão pelas viagens, mostrando-se curioso para aprender novas culturas e ainda para encontrar inspiração para as suas obras, como por exemplo "O Zahir", que foi escrito no Cazaquistão. Normalmente, o autor escreve os seus livros na sua casa, no Rio de Janeiro (cidade onde nasceu, em 1947) tem também uma casa em França.
Mais recentemente, em 2009, foi lançado um filme baseado na sua obra "Veronika Decide Morrer", não tendo uma repercussão positiva uma vez que o filme se afastava muito da obra. O autor não esteve relacionado com a sua realização. Neste mesmo ano, Paulo Celho foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes pela "Revista Época".
 
Iolanda Rosa

Sem comentários:

Enviar um comentário